segunda-feira 17, março 2025

Onda de furtos de módulos de caminhão é registrada em Campo Verde

Nos últimos dias vários relatos sobre furtos de módulos de caminhão, chegaram a nossa reportagem, muitos trabalhadores do setor de transportes estão preocupados com essa onda de furtos, um empresário do setor que conversou conosco, estima que mais de 20 crimes desse tipo aconteceram na região em menos de 10 dias. Em uma única noite, mais de seis módulos foram furtados de uma vez pelos bandidos.

Segundo as informações obtidas pela reportagem junto aos caminhoneiros, o medo de ser vítima de algum tipo de crime, já fez com vários desistissem da profissão, quando tem que dormir em filas, ou em locais aonde não existe estacionamento com vigilância, passam por momentos de extrema tensão, qualquer barulho pode representar um risco e quando não ouvem se quer o barulho podem acordar e não conseguir se quer ligar seus veículos.

Os módulos eletrônicos de um caminhão podem estar localizados em vários pontos, como no motor, na cabine e em outros componentes. Os bandidos que geralmente realizam esse tipo de furto têm alguma experiência e rapidamente retiram o aparelho cortando a fiação.

Os módulos são como o computador dos veículos, sem eles nada funciona. Muitos motoristas inclusive disseram que tem medo de registrar os crimes, como é necessário, pois podem ficar marcados e não conseguir mais carregar para determinadas empresas.

Mas tentando diminuir os prejuízos, muitos profissionais acabam retroalimentando o crime, comprando mais barato as peças no mercado negro, o mesmo que alimenta os bandidos que furtaram suas peças.

O Chefe de Investigação da Polícia Civil de Campo Verde Rodrigo Amorim, explicou que as investigações estão em andamento, eles estão tentando levantar o máximo de informações possíveis e contam também com o apoio e registro das vítimas para chegar aos criminosos.

Rodrigo disse que esses bandidos geralmente se aproveitam de locais onde não existem câmeras, ou onde existem pontos cegos para realizar os crimes, por isso é importante que os motoristas evitem parar nestes locais, sempre procurem pontos onde exista vigilância.

Ele também recomendou que os profissionais reforcem o sistema que prendem esses módulos, “não é o que queríamos, pois o cidadão deveria ter tranquilidade para realizar seu trabalho, mas infelizmente os criminosos se aproveitam da fragilidade para furtar essas peças,” explicou.

As penas para o crime de furto no Brasil, também contribui para o ímpeto dos bandidos, ela é considerada branda, de reclusão de 1 a 4 anos e multa, de acordo com o Código Penal, art. 155. Se o criminoso não for reincidente, muitas vezes não fica se quer detido.

De qualquer maneira a Polícia Civil de Campo Verde já realizou a prisão de vários suspeitos de cometer esses crimes, inclusive recuperando muitos desses módulos que haviam sido furtados em outras situações.

NOTA OFICIAL – A Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública informou que está reforçando a instalação de câmeras de monitoramento nas regiões afetadas e auxiliando as forças policiais, tanto no trabalho ostensivo, como no esclarecimento de crimes.

Fonte: Redação Plantão da Notícia

error: Conteúdo protegido!!