sexta-feira 24, outubro 2025

Tudo dá tempo? A resposta que sua mente ansiosa não quer ouvir

Tudo dá tempo? Será mesmo? Essa é uma das perguntas mais comuns em ambientes profissionais, especialmente quando lidamos com prazos e metas a serem cumpridas. A ansiedade costuma ser a primeira a aparecer quando acreditamos que não conseguiremos dar conta de tudo.

Eu diria que planejamento é, sim, um caminho. Mas não se trata somente disso. Ter um cronograma estruturado ajuda, porém, se você não estiver com foco naquilo que está fazendo, facilmente se perde entre distrações e cobranças.

Manter atenção plena é um recurso poderoso. Significa estar inteiro no momento presente, consciente daquilo que você está executando, sem deixar que o “e se…” da mente ansiosa roube sua energia.

E como trazer isso para a rotina de trabalho? Aqui estão algumas práticas simples de atenção plena que podem ajudar:

  • Respiração consciente: antes de iniciar uma tarefa importante, pare por 1 minuto e apenas respire fundo, prestando atenção no ar entrando e saindo. Parece pouco, mas ajuda a acalmar o corpo e organizar a mente.
  • Uma coisa de cada vez: multitarefas só aumentam a sensação de sobrecarga. Experimente concluir uma atividade antes de iniciar outra, e perceba como a qualidade do que você entrega melhora.
  • Pausas intencionais: levante, caminhe um pouco, alongue o corpo. Pequenos intervalos restauram a concentração.
  • Anotações rápidas: ao invés de tentar lembrar de tudo, registre ideias e pendências. Isso evita que sua mente fique ocupada demais com o que não é prioridade naquele momento.
  • Exercícios de presença fora do trabalho: meditação guiada, caminhada sem celular ou até prestar atenção em um café quente sendo tomado lentamente. Quanto mais você treina fora do trabalho, mais fácil será aplicar no dia a dia corporativo.

“Ansiedade diante de prazos e metas não desaparece de uma hora para outra, mas pode ser administrada quando aprendemos a trazer a mente de volta ao presente. No fim das contas, talvez a questão não seja se “tudo dá tempo”, mas sim como você escolhe viver o tempo que tem.”

Por Tatiane Wiggers
Psicologia Organizacional
ConGer Contabilidade

error: Conteúdo protegido!!