A Polícia Civil do Estado de Goiás realizou, na manhã desta terça-feira, a operação “Agrofraude”, que teve alvos em diversas cidades, incluindo Campo Verde (MT). A ação faz parte de uma investigação que apura um esquema de estelionato virtual, conhecido como “golpe do falso intermediador”, aplicado na comercialização de grãos, principalmente milho.
De acordo com as informações repassadas pelo delegado Matheus Dutra, da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (JEIC) de Rio Verde, as vítimas eram, em sua maioria, produtores rurais goianos, que chegaram a transferir grandes quantias acreditando negociar grãos com empresas legítimas. Em um dos casos, o prejuízo ultrapassou R$ 270 mil, e o grupo criminoso teria movimentado mais de R$ 120 milhões ao longo de cinco anos.
A operação contou com o apoio das polícias civis de nove estados, cumprindo mandados de prisão, busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens.
Os envolvidos poderão responder por estelionato qualificado pela fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
👉 Confira no vídeo a seguir a fala do delegado Matheus Dutra, que explica em detalhes como funcionava o esquema.