segunda-feira 22, junho 2026

Ferrovia Vicente Vuolo é inaugurada e projeta milhares de empregos e nova era de desenvolvimento para Mato Grosso

WhatsApp Image 2026-06-15 at 14.32.50 (1)

A inauguração dos primeiros 162 quilômetros da Ferrovia Estadual Vicente Vuolo, realizada nesta sexta-feira no terminal da BR-070, em Dom Aquino, representa mais do que um avanço logístico para Mato Grosso: marca o início de uma nova fase de desenvolvimento econômico, geração de empregos e atração de investimentos para toda a região sudeste do Estado.

O evento reuniu importantes lideranças políticas e do agronegócio, entre elas o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o governador Mauro Mendes, prefeitos da região, deputados, senadores e representantes do setor produtivo.

Durante seu discurso, Alckmin destacou a importância estratégica da ferrovia para o país, afirmando que a obra fortalece a logística nacional, amplia a competitividade brasileira e aproxima Mato Grosso do Porto de Santos, principal corredor de exportação da produção nacional. O vice-presidente também ressaltou o apoio do BNDES e a meta do governo federal de ampliar a participação ferroviária na matriz de transporte brasileira de 20% para 35%.

A estrutura inaugurada inicia com capacidade para movimentar 10 milhões de toneladas por ano, com possibilidade de expansão para 20 milhões de toneladas, conforme o aumento da demanda.

Mas os números vão muito além da capacidade de escoamento. Segundo dados apresentados pela concessionária Rumo, o terminal já começa gerando cerca de 250 empregos diretos, com trabalhadores já contratados e atuando na operação. No impacto regional, a estimativa é ainda mais robusta: 146 mil empregos entre diretos, indiretos e induzidos apenas nesta etapa do projeto. Considerando toda a extensão futura da ferrovia, o número pode alcançar 186 mil postos de trabalho.

A chegada da ferrovia também já começa a movimentar o setor empresarial. O prefeito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic, destacou que a cidade deve receber mais de 200 novas empresas nos próximos anos em função da nova rota logística, fortalecendo ainda mais a economia regional e ampliando as oportunidades de emprego e investimentos.

Em Campo Verde, o prefeito Alexandre Lopes destacou que o município terá papel fundamental no novo corredor logístico da BR-070, principalmente por ser porta de entrada de grande parte da produção agrícola que seguirá até o terminal ferroviário.

Para o ex-presidente do Sindicato Rural de Campo Verde e primeiro suplente do senador Carlos Fávaro, Alexandre Schenkel, a entrega do terminal representa a concretização de um trabalho que começou ainda em 2017, quando entidades do agro financiaram estudos para viabilizar a expansão ferroviária.

Schenkel destacou que a ferrovia cria uma nova alternativa logística, trazendo concorrência ao transporte rodoviário e reduzindo custos para o produtor.

“Hoje buscamos competitividade entre os modais. A ferrovia traz uma nova alternativa, reduzindo custos no transporte de grãos, fibras e também na chegada de insumos, o que impacta diretamente no custo de produção e no preço final dos alimentos”, afirmou.

Além da redução no custo do frete, a nova ferrovia também promete diminuir significativamente o fluxo de caminhões nas rodovias, aumentando a segurança no trânsito, reduzindo acidentes e diminuindo a emissão de poluentes.

A expectativa é que a Ferrovia Vicente Vuolo continue avançando rumo ao norte de Mato Grosso, consolidando um novo eixo de desenvolvimento, fortalecendo a economia regional e ampliando ainda mais a capacidade logística do estado.

error: Conteúdo protegido!!